CAMPANHA
DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2013 NAS EMPRESAS
O
OBJETIVO PRINCIPAL DE UMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO NA EMPRESA
É
DIMINUIR O ABSENTEÍSMO E O PRESENTEÍSMO*
*PRESENTEÍSMO:
Conceito
relativamente novo e que caracteriza a situação em que um empregado vai para o
trabalho sentindo-se mal, em condições que comprometem sua performance e
produtividade, e cria o risco de infecção dos companheiros, nos casos em que o
mal-estar decorre de uma doença contagiosa.
Ao longo das últimas duas
décadas, são inúmeros os estudos realizados com o objetivo de aferir as
vantagens da vacinação em empresas, tanto do ponto de vista social como
econômico.
Tais estudos consideram os
custos de um programa de vacinação, bem como o prejuízo decorrente do
absenteísmo e, mais recentemente, do presenteismo – conceito relativamente novo
e que caracteriza a situação em que um empregado vai para o trabalho
sentindo-se mal, em condições que comprometem seu desempenho e produtividade, e
cria o risco de infecção dos companheiros, nos casos em que o mal-estar decorre
de uma doença contagiosa.
Por ser um dos problemas de
saúde que mais geram ônus decorrentes do afastamento do trabalho e da redução
da produtividade (o equivalente a 3,5
dias perdidos por mês de trabalho), bem como pela facilidade de
disseminação do vírus causador, a prevenção da Influenza (gripe) e suas
complicações tem sido alvo de diversas pesquisas.
Nos países
industrializados, a Influenza é uma das mais comuns infecções respiratórias em
adultos.
Os especialistas acreditam que a doença acometa anualmente, de 5% a 10% da força de trabalho
(no Brasil, seria o equivalente a de 7 a 14 milhões de pessoas), gerando um custo
anual que, nos Estados Unidos, segundo as estimativas mais conservadoras,é da
ordem de um bilhão de dólares, mas que pode chegar até a cinco bilhões, como
resultado do absenteísmo, da queda na
produtividade e do uso do sistema de saúde.
Os números tornam-se ainda mais significativos
quando se considerada a cadeia de transmissão do vírus entre colegas. Uma vez
contaminados, não necessariamente eles deixam de trabalhar, mas têm sua
capacidade produtiva afetada (presenteísmo) e podem contaminar os familiares
que, sendo crianças, passam a necessitar de mais cuidados dos pais – vale
destacar que as crianças são as que transmitem o vírus da gripe por mais tempo,
o que reforça a importância de um
programa de imunização, também, da família.
A incidência cumulativa da
doença Influenza (gripe) é menor entre os vacinados do que entre os não-vacinados..
Considerando que os empregados com gripe que
continuaram a trabalhar tem uma redução de produtividade (da ordem de 30% a 70% da capacidade) os pesquisadores constataram uma economia de 6,4 a 25,8 dólares por
empregado vacinado, cálculo baseado apenas
nos custos do trabalho. Esta economia cresce para 89,3 a 237,8 dólares quando
é também considerada a receita operacional.
Vacinação na Empresa
É preciso estratégia para se
atingir uma boa imunidade coletiva.
Para a obtenção de melhores
resultados, é importante incentivar a vacinação da maioria dos trabalhadores na
empresa, e assim, obter não só a proteção individual mas a imunidade coletiva
através damaior cobertura vacinal.
Vale destacar, porém, que nenhuma vacina é cem
por cento eficaz. A eficácia da vacina contra a Gripe fica em torno de 90%.
Portanto, quanto maior a
cobertura vacinal, menor a circulação do agente etiológico.
Dessa forma, aquelas pessoas que mesmo
vacinadas não tenham ficado protegidas, convivendo com uma grande maioria
imunizada, terão reduzido a chance de entrar em contato com o agente, o que
aumentará sua proteção. É assim que doenças como a poliomielite e o sarampo
foram controladas no Brasil.
Na empresa, para se atingir
níveis próximos dos ideais de imunidade coletiva ( maior numero de
trabalhadores vacinados), é recomendado:
-Incentivar a adesão dos funcionários à
vacinação
-
Cobertura vacinal na empresa.
-
Estimular a vacinação de familiares – diminuição dos riscos de exposição fora
da empresa.
- Incentivar a vacinação dos terceirizados.
Planejando uma campanha na Empresa:
A gripe é uma doença
altamente infecciosa e de fácil transmissão em ambientes de trabalho. É também
a maior responsável pelo absenteísmo e presenteísmo e capaz de causar surtos. É
sazonal, ocorrendo, no Brasil, entre os meses de março a agosto, com
intensificação a partir de Maio-Junho.
Atinge a todos sem distinção
de sexo ou idade, com maior incidência de complicações em idosos e doentes
crônicos.
Portanto, o objetivo desta
campanha deve ser diminuir a circulação do vírus da Influenza e a incidência da
doença entre os funcionários; combater o absenteísmo e o presenteísmo, além de
proteger aqueles de maior risco das complicações da infecção.
A vacina a ser utilizada é a
vacina Trivalente conta o vírus influenza –Cepas H1N1 + H3N2 + Vírus B.
Garantindo a eficiência da campanha na Empresa:
- Observar o grupo a
ser vacinado: todos os funcionários.
- Visar a imunidade
coletiva, visto ser uma doença de fácil transmissão e capaz de causar
verdadeiras epidemias
Divulgando a campanha na Empresa:
Bons resultados implicam em boas
coberturas vacinais, portanto, conscientizar os trabalhadores e divulgar bem a campanha são itens
fundamentais.
A divulgação deve ocorrer durante
todo o ano e não somente nos períodos de campanha.
Uma campanha educativa e
informativa aumentará a conscientização e, assim, permitirá a
atitude
pela vacinação.
ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS DA CAMPANHA CONTRA A GRIPE
2013:
Acompanhar os resultados é
garantia de melhores estratégias para próximas campanhas.
Informar os trabalhadores
sobre esses resultados também faz parte da divulgação que deve ser mantida
Fonte:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES
(SBIm)
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