segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE NAS EMPRESAS


CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE 2013 NAS EMPRESAS
  

O OBJETIVO PRINCIPAL DE UMA CAMPANHA DE VACINAÇÃO NA  EMPRESA
É DIMINUIR O ABSENTEÍSMO E O PRESENTEÍSMO*



*PRESENTEÍSMO:

Conceito relativamente novo e que caracteriza a situação em que um empregado vai para o trabalho sentindo-se mal, em condições que comprometem sua performance e produtividade, e cria o risco de infecção dos companheiros, nos casos em que o mal-estar decorre de uma doença contagiosa.



                     Ao longo das últimas duas décadas, são inúmeros os estudos realizados com o objetivo de aferir as vantagens da vacinação em empresas, tanto do ponto de vista social como econômico.

                     Tais estudos consideram os custos de um programa de vacinação, bem como o prejuízo decorrente do absenteísmo e, mais recentemente, do presenteismo – conceito relativamente novo e que caracteriza a situação em que um empregado vai para o trabalho sentindo-se mal, em condições que comprometem seu desempenho e produtividade, e cria o risco de infecção dos companheiros, nos casos em que o mal-estar decorre de uma doença contagiosa.

                    Por ser um dos problemas de saúde que mais geram ônus decorrentes do afastamento do trabalho e da redução da produtividade (o equivalente a 3,5 dias perdidos por mês de trabalho), bem como pela facilidade de disseminação do vírus causador, a prevenção da Influenza (gripe) e suas complicações tem sido alvo de diversas pesquisas.

                    Nos países industrializados, a Influenza é uma das mais comuns infecções respiratórias em adultos.
      
                   Os especialistas acreditam que a doença acometa  anualmente, de 5% a 10% da força de trabalho (no Brasil, seria o equivalente a de 7 a 14 milhões de pessoas), gerando um custo anual que, nos Estados Unidos, segundo as estimativas mais conservadoras,é da ordem de um bilhão de dólares, mas que pode chegar até a cinco bilhões, como resultado do absenteísmo, da queda na  produtividade e do uso do sistema de saúde.

                   Os números tornam-se ainda mais significativos quando se considerada a cadeia de transmissão do vírus entre colegas. Uma vez contaminados, não necessariamente eles deixam de trabalhar, mas têm sua capacidade produtiva afetada (presenteísmo) e podem contaminar os familiares que, sendo crianças, passam a necessitar de mais cuidados dos pais – vale destacar que as crianças são as que transmitem o vírus da gripe por mais tempo, o que reforça a importância de um programa de imunização, também, da família.

                   A incidência cumulativa da doença Influenza (gripe) é menor entre os vacinados do que entre os não-vacinados..

                  Considerando que os empregados com gripe que continuaram a trabalhar tem uma redução de produtividade (da ordem de 30% a 70% da capacidade) os pesquisadores constataram uma economia de 6,4 a 25,8 dólares por empregado vacinado, cálculo baseado apenas nos custos do trabalho. Esta economia cresce para 89,3 a 237,8 dólares quando é também considerada a receita operacional.
 

  

 Vacinação na Empresa


                  É preciso estratégia para se atingir uma boa imunidade coletiva.

                  Para a obtenção de melhores resultados, é importante incentivar a vacinação da maioria dos trabalhadores na empresa, e assim, obter não só a proteção individual mas a imunidade coletiva através damaior cobertura vacinal.

                  Vale destacar, porém, que nenhuma vacina é cem por cento eficaz. A eficácia da vacina contra a Gripe fica em torno de 90%.

                  Portanto, quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação do agente etiológico.

                  Dessa forma, aquelas pessoas que mesmo vacinadas não tenham ficado protegidas, convivendo com uma grande maioria imunizada, terão reduzido a chance de entrar em contato com o agente, o que aumentará sua proteção. É assim que doenças como a poliomielite e o sarampo foram controladas no Brasil.

                  Na empresa, para se atingir níveis próximos dos ideais de imunidade coletiva ( maior numero de trabalhadores vacinados), é recomendado:

 -Incentivar a adesão dos funcionários à vacinação
- Cobertura vacinal na empresa.
- Estimular a vacinação de familiares – diminuição dos riscos de exposição fora da empresa.
- Incentivar a vacinação dos terceirizados.



Planejando uma campanha na Empresa:

                   A gripe é uma doença altamente infecciosa e de fácil transmissão em ambientes de trabalho. É também a maior responsável pelo absenteísmo e presenteísmo e capaz de causar surtos. É sazonal, ocorrendo, no Brasil, entre os meses de março a agosto, com intensificação a partir de Maio-Junho.

                  Atinge a todos sem distinção de sexo ou idade, com maior incidência de complicações em idosos e doentes crônicos.

                  Portanto, o objetivo desta campanha deve ser diminuir a circulação do vírus da Influenza e a incidência da doença entre os funcionários; combater o absenteísmo e o presenteísmo, além de proteger aqueles de maior risco das complicações da infecção.

                 A vacina a ser utilizada é a vacina Trivalente conta o vírus influenza –Cepas H1N1 + H3N2 + Vírus B.


Garantindo a eficiência da campanha na Empresa:

- Observar o grupo a ser vacinado: todos os funcionários.
- Visar a imunidade coletiva, visto ser uma doença de fácil transmissão e capaz de causar verdadeiras epidemias








Divulgando a campanha na Empresa:

               Bons resultados implicam em boas coberturas vacinais, portanto, conscientizar os trabalhadores  e divulgar bem a campanha são itens fundamentais.

              A divulgação deve ocorrer durante todo o ano e não somente nos períodos de campanha.

              Uma campanha educativa e informativa aumentará a conscientização e, assim, permitirá a
atitude pela vacinação.


ACOMPANHAMENTO DE RESULTADOS DA CAMPANHA CONTRA A GRIPE 2013:

                 Acompanhar os resultados é garantia de melhores estratégias para próximas campanhas.

                 Informar os trabalhadores sobre esses resultados também faz parte da divulgação que deve ser mantida



Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES (SBIm)

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